CTT lançam serviço para distribuir "com eficácia" objectos informativos não endereçados
Os CTT lançaram hoje um novo serviço nacional para distribuir com "eficácia e sucesso" junto de públicos-alvo específicos objectos não endereçados de cariz informativo ou publicitário, como folhetos, amostras e cupões.
O Geocontacto, lançado e apresentado hoje em Beja, "é um serviço muito útil, porque aumenta a eficácia da distribuição e o sucesso do correio" informativo ou publicitário, disse à agência Lusa o presidente dos CTT, Estanislau Costa.
O responsável falava à margem da apresentação do serviço Geocontacto que decorreu hoje durante uma reunião do conselho de administração dos CTT com os principais clientes e parceiros de Beja, "um dos distritos com melhor cobertura postal".
O novo serviço, que tem vindo a ser prestado a título experimental e a partir de hoje será alargado a todo o país, pretende "ajudar os clientes" dos CTT que "querem dirigir-se a populações seleccionadas", nomeadamente aos níveis da faixa etária, sexo, estado civil ou características do agregado familiar, explicou.
Através do Geocontacto, "especialmente dirigido a empresas e instituições que enviam objectos não endereçados de cariz informativo ou publicitário", os CTT podem "fornecer aos clientes as moradas exactas onde estão os públicos-alvo", indicou Estanislau Costa.
Desta forma, "evita-se a distribuição de correio informativo ou publicitário por áreas onde residem pessoas que não se enquadram no público-alvo", frisou o responsável, salientando que o serviço "também é bom para o ambiente".
Por exemplo, no caso do correio publicitário, "o emissor da publicidade não precisa de emitir mais folhetos do que os necessários para endereçar ao público-alvo", exemplificou Estanislau Costa, garantindo que, "tal como já acontece, não será colocada publicidade não endereçada nas moradas que não a querem receber".
Segundo os CTT, o serviço Geocontacto "distingue-se" pela "possibilidade de segmentar geograficamente a distribuição, concentrando a comunicação nas áreas onde predominam determinadas características pretendidas para o público-alvo".
Através do Geocontacto, "consegue-se enviar uma determinada informação apenas a quem interessa", "aumentando-se a eficácia" da distribuição.
Para tal, os CTT "desenvolveram soluções tecnológicas que permitem cruzar a informação de ordenamento do território que possuem com dados de georeferenciação".
No limite, os objectos podem ser distribuídos "apenas numa freguesia ou até só na área coberta por um código postal de sete dígitos, isto é, uma área muito pequena e com características muito homogéneas", precisam os CTT.
"O mesmo é possível com várias outras tipologias sócio-demográficas", esclarecem os CTT.
Para justificar o facto de Beja ser "um dos distritos com melhor cobertura postal", os CTT explicam que cada uma das lojas dos correios no distrito "serve 1.472 habitantes", enquanto a média nacional é de "3.687 habitantes" por loja e a média europeia é de "5.142 habitantes" por loja.
LL.